A Torneira da Criatividade: Como gerar novas ideias?

10/10/2024

Uma das habilidades mais valiosas de qualquer artista é a capacidade de gerar novas ideias.

Por não ser algo fácil ou simples de se atingir, é necessário adquirir um hábito ou uma forma de pensar que te leve a gerar boas ideias continuamente.

Uma boa forma de alcançar isso é descobrir como grandes artistas desenvolvem seus processos de criação e alcançam grandes resultados.

Em um documentário sobre o cantor e compositor Ed Sheeran, ele descreveu seu processo de composição. Pareceu idêntico ao processo que o escritor Neil Gaiman detalhou em sua Masterclass.

E aqui está o diferencial: Tanto o Ed Sheeran, quanto o Neil Gaiman estão entre os melhores em suas áreas de atuação. Sempre gerando sucesso repetidamente.

Então, se para ser mais criativo é necessário adquirir um processo criativo melhor, o interessante é aprender com o processo dos dois.

Trata-se da Torneira da Criatividade: É pensar na sua criatividade como um cano por onde flui água canalisada. Se ficar muito tempo sem ser usado, as primeiras águas que sairem estarão sujas. Será necessário um certo tempo até que a água limpa chegue.

Como este cano tem apenas uma torneira, não há atalho para obter clareza além de primeiro esvaziar a água que estava parada.

Aplicando isso à criatividade: no início de uma sessão de atividade que você for fazer, seja escrever, compor, pintar ou qualquer outra coisa, comece a soltar ou escrever todas as más ideias que inevitavelmente vierem à sua mente.

Não seja autocrítico e reconheça as más ideias como progresso. Ou seja, apenas comece.

Ideias ruins geralmente são os clichês aos quais seu cérebro foi superexposto.

Uma vez que as más ideias são esvaziadas, as boas ideias começam a chegar.

Sua mente conseguiu identificar os elementos que causaram as más ideias e torna-se boa em evitá-los. Dessa forma, você começa a combinar ideias interessantes com maior facilidade.

É mais fácil olhar para algo ruim e pensar em como torná-lo melhor do que fazer algo bom do nada.

A maioria dos criadores resiste às suas más ideias e nunca alcança a água limpa. Se você abriu um documento em branco, rabiscou alguns pensamentos e depois se afastou porque não foi atingido por uma boa ideia, então você também nunca superou isso.

Neil Gaiman e Ed Sheeran sabem que não são super-humanos. Em cada sessão criativa, eles simplesmente têm a disciplina de reservar um tempo para esvaziar as águas paradas.

E eles não estão preocupados se a água limpa chegará. Ela sempre chega.

O cantor John Mayer compartilha do mesmo processo criativo e em uma entrevista ele compartilhou um pouco sobre como funciona com ele. Disse que acima de tudo, é necessário coragem para encarar o processo.

Muitas vezes, é sentar o dia todo com o violão na mão, para ver se sai algo. Mas o necessário é começar. Começar a tocar e cantar alguma coisa. Você continuar até ter algo. Vai forçando, persistindo, colocando seus pensamentos para fora, até conseguir.

Pode ser que no início, sua arte não seja tão boa. Às vezes, ela será bem ruim. Mas para chegar ao seu melhor trabalho, você somente precisa trabalhar.

Todo profissional foi um amador no início. Mas para ser um profissional, ele teve que começar.

Não é nada mais do que prática. Mas você precisa começar.

Mãos à obra!

Aqui um pequeno trecho da entrevista do Ed Sheeran:

E aqui a do John Mayer:

Documentário que o Disney+ lançou sobre o Ed Sheeran:

Ed Sheeran: A Soma de Tudo (Disney+)

Documentário que a Apple Music fez sobre o Ed Sheeran e suas composições:

Songwriter no Apple Music

Vamos conversar

Aproximo a criatividade e a inovação de você e do seu negócio

©2024 Lucas Jorge | Criatividade para gerar Ideias e Negócios. Todos os direitos reservados